No final de maio de 2023, o Head do Instagram, Adam Mosseri, atualizou um artigo do blog oficial da rede social que falava sobre os algoritmos da plataforma e como a classificação acontecia.
O artigo “Instagram Ranking Explained” (Classificação do Instagram Explicada, em tradução livre), agora está atualizado com as informações mais recentes sobre como funcionam os mecanismos de classificação e os algoritmos utilizados na plataforma.
E nós vamos te falar todas as novidades agora:
Por que é importante saber sobre isso?
Acima de tudo, é crucial destacar a influência direta dos algoritmos do Instagram em sua estratégia de conteúdo e marketing digital nas mídias sociais. Portanto, compreender como essa classificação ocorre se torna fundamental para desenvolver uma estratégia de conteúdo mais eficaz, levando em consideração todas as opções de publicação disponíveis atualmente na plataforma.
Como funciona a classificação?
De acordo com dados da Daily Active Users (DAU), o Instagram conta atualmente com mais de 500 milhões de usuários ativos diariamente, o que representa cerca de 1 em cada 8 pessoas com acesso à internet móvel.
Embora esses usuários tenham diferentes motivações, o objetivo comum no Instagram é estabelecer conexões. A plataforma ganhou destaque como uma rede social para compartilhamento de fotos e, posteriormente, vídeos entre familiares, amigos e indivíduos próximos. No entanto, ao longo do tempo, a plataforma se reinventou e tornou-se uma das principais ferramentas do mundo para negócios e influência.
Atualmente, o Instagram oferece muito mais do que simplesmente acompanhar as postagens dos amigos, especialmente se comparado a 2014. Agora, a rede social pode servir como um portal de notícias, entretenimento, educação e muito mais.
Para proporcionar uma experiência agradável a todos os usuários, o Instagram não depende apenas de um único algoritmo que observa e rastreia todas as interações. Segundo Mosseri, o CEO do Instagram, a plataforma emprega múltiplos algoritmos, classificadores e processos para atingir esse objetivo. Cada parte ou formato do aplicativo utiliza seu próprio algoritmo, adaptado à forma como as pessoas interagem com aquele tipo específico de conteúdo.
Algoritmo do feed do Instagram
O objetivo do feed é proporcionar uma experiência personalizada aos usuários, apresentando uma combinação de publicações recentes das pessoas que eles escolheram seguir, recomendações com base em seus interesses e anúncios.A personalização do conteúdo busca equilibrar as contas seguidas pelo usuário e aquelas que ele ainda não segue, mas que podem despertar seu interesse. Para determinar essas contas, o Instagram analisa os perfis recentemente seguidos pelo usuário, bem como as postagens que ele curtiu, comentou ou compartilhou.
Além disso, a plataforma leva em consideração alguns “sinais” de interação para recomendar postagens, tais como:
- Atividade do usuário: o algoritmo considera as interações do usuário, como curtidas, comentários e salvamentos em publicações;
- Informações sobre a postagem: a popularidade da postagem e se as contas com as quais o usuário interage também interagem com ela, são levadas em conta;
- Informações sobre o autor da postagem: o perfil do autor possui relevância ou semelhança com aqueles com os quais o usuário costuma interagir, o que indica potencial interesse do usuário;
- Histórico de interação com determinado perfil: o algoritmo utiliza o histórico de interações do usuário para entender suas preferências. Por exemplo, se o usuário não teve interação com um perfil exibido, isso pode resultar em uma diminuição na frequência de visualização desse perfil.
Com base nesses sinais, o Instagram prevê a probabilidade de interação do usuário e prioriza as publicações consideradas mais relevantes. Também são levados em consideração outros aspectos, como evitar a exibição excessiva de conteúdo de uma mesma pessoa e promover uma comunidade segura, em conformidade com as Diretrizes do Instagram para criar um ambiente agradável para todos.
Como fazer com que seu conteúdo apareça para seus seguidores
Além de fornecer informações sobre os algoritmos, o Instagram compartilhou várias dicas sobre como os usuários podem influenciar o conteúdo que veem. Neste artigo, vamos utilizar esses insights para ajudar você, criador de conteúdo, a otimizar suas postagens, visando atrair mais engajamento e alcançar maior visibilidade tanto para seus seguidores quanto para pessoas que ainda não o seguem.
Vamos começar pelo Feed:
1. Utilize um único CTA no seu post
Quando se trata de postagens no formato carrossel, é bastante comum encontrarmos o Call-to-Action (CTA) presente apenas no último card, ou até mesmo quando presente, não enfocar uma ação específica, seguindo o “modelo” de curtir, comentar, salvar e compartilhar.
Uma estratégia eficaz é ser mais direto no CTA, buscando convencer o usuário a interagir com sua publicação, solicitando que ele tome apenas UMA ÚNICA AÇÃO. Se seu objetivo com aquela postagem é fornecer informações, mas sem aprofundar muito, peça para curtir.
No caso de memes ou conteúdos mais descontraídos, peça para compartilhar. Se for um conteúdo mais denso, peça para salvar. Aproveite as interações a seu favor e, sempre que possível, coloque a ação logo nos primeiros cards, garantindo assim que mais pessoas a realizem.
2. Peça para seus seguidores te incluírem na lista de Favoritos
Recentemente, o Instagram realizou uma atualização significativa em seu feed principal, introduzindo a opção de “Contas Favoritas”. Essa nova funcionalidade permite que os usuários selecionem os perfis que mais acompanham e recebam seus conteúdos em primeira mão, podendo até mesmo optar por receber notificações.
Essa é uma oportunidade valiosa para fortalecer os laços com sua audiência. Se você já está publicando regularmente e tem consciência da relevância do seu conteúdo, mostre o valor que ele oferece aos seus seguidores e lembre-os de adicionar seu perfil à lista de favoritos, para que não percam nenhuma de suas postagens.
Algoritmo dos stories do InstagramOs Stories oferecem uma maneira de compartilhar momentos do dia a dia, disponíveis por apenas 24 horas para os seguidores do seu perfil. Esse formato exibe apenas as publicações das contas que o usuário escolheu seguir, juntamente com alguns anúncios, tornando-se uma ferramenta ideal para criar uma conexão mais próxima com sua audiência.
O Instagram leva em consideração todas as pessoas que você segue e, com base em suas interações anteriores e seu potencial de interação, determina a classificação dos Stories exibidos. Além disso, os algoritmos da plataforma observam os seguintes sinais:
- Histórico de visualização: a frequência com que o usuário visualiza os Stories de um determinado perfil pode influenciar sua posição na ordem de exibição;
- Histórico de engajamento: a frequência com que o usuário interage com as publicações, seja por meio de curtidas, envio de mensagens diretas em resposta ou compartilhamento;
- Proximidade: a relação que o usuário tem com o autor do Story, levando em conta o nível de proximidade ou interesse demonstrado.
Como fazer com que seu conteúdo apareça para seus seguidores
Ao visualizar os seus Stories, os espectadores já estão familiarizados com o seu perfil, indicando um nível de engajamento com o seu conteúdo. Para fortalecer ainda mais a conexão com a sua audiência, você pode adotar as seguintes estratégias:
- Crie um canal e convide seus seguidores
O Canal do Instagram é uma excelente maneira de estabelecer uma conexão mais próxima com a audiência do seu perfil, atuando como um espaço para compartilhar novidades, notícias, conteúdos e muito mais.
Embora o Canal não tenha influência direta no conteúdo dos seus Stories, ele desempenha um papel importante ao demonstrar ao algoritmo o nível de proximidade que você possui com seus seguidores. Isso, por sua vez, pode resultar em uma maior visibilidade dos seus Stories para essa base de seguidores.
- Faça stories interativos
No Instagram, você tem à disposição várias ferramentas de interação nos Stories, e quanto mais bem aproveitadas, maior será o engajamento dos seus seguidores. Explore recursos como caixinhas de perguntas, adicione stickers interativos com conteúdo interessante e crie quizzes para envolver os usuários nos seus Stories.
O histórico de engajamento é um dos indicadores de que um determinado perfil tem interesse pelo seu conteúdo. Portanto, aproveite as diversas ferramentas oferecidas pela plataforma para manter o seu público entretido e engajado.
- Não leve para “fora” da plataforma todo tempo
Os Stories são verdadeiras narrativas que você deve compartilhar para interagir com o seu público, e a plataforma valoriza quando você mantém os espectadores engajados dentro da rede social. Uma maneira eficaz de fazer isso é usar o sticker de link de forma estratégica, geralmente após contar uma história envolvente que desperte a curiosidade do usuário.
Algoritmo do Explorar do Instagram
O recurso Explorar no Instagram foi desenvolvido para auxiliar os usuários a descobrirem novidades, apresentando uma grade de conteúdo recomendado composta por fotos e vídeos de contas que ainda não estão sendo seguidas pelo usuário.
A classificação das postagens no Explorar é baseada em uma variedade de sinais, incluindo:
- Informações sobre a postagem: assim como no feed, a popularidade da postagem e o potencial interesse do usuário são considerados;
- Atividade na aba “Explorar”: inclui o histórico de posts que o usuário gostou, salvou, compartilhou ou comentou, assim como a forma como ele interagiu com diferentes formatos de postagens no Explorar anteriormente;
- Histórico de interações com os autores das postagens: se o usuário teve alguma forma de interação com um determinado perfil, mesmo sem segui-lo, esse perfil pode aparecer novamente na aba Explorar;
- Informações sobre os autores das postagens: se o perfil for semelhante aos perfis que o usuário costuma ver na aba Explorar ou que ele segue, os conteúdos desse perfil têm mais chances de aparecer na aba.
A probabilidade de o usuário interagir com uma postagem, como curtir, salvar ou compartilhar, é utilizada para determinar a relevância e a posição das postagens no Explorar. Além disso, o Instagram oferece controles adicionais, como o Controle de conteúdo sensível e a opção “Não tenho interesse”, permitindo que os usuários personalizem os tipos de conteúdo recomendados a eles.
Como fazer seu conteúdo aparecer na aba Explorar?
A aba Explorar no Instagram oferece uma excelente oportunidade de alcançar uma audiência que ainda não está seguindo o seu perfil. Para aproveitar ao máximo esse canal, siga as seguintes estratégias:
- Use palavras-chave e hashtags na legenda dos posts
A aba Explorar vai além da grade de publicações e inclui uma barra de pesquisa que os usuários podem utilizar para descobrir novos perfis e conteúdos. Para aumentar suas chances de aparecer nessas pesquisas, é importante ter legendas bem escritas que contenham, pelo menos, uma palavra-chave relevante para o conteúdo do post.
Além disso, as hashtags desempenham um papel importante, ajudando os usuários a encontrar informações relevantes. No entanto, é essencial ter cuidado ao usar hashtags e evitar o uso de termos que não estão alinhados com o seu conteúdo apenas para obter maior visibilidade ou viralização. É importante manter a relevância e autenticidade em suas hashtags.
- Conteúdos em diferentes formatos
A grade de conteúdo na aba Explorar oferece uma variedade de formatos de publicação, incluindo vídeos, fotos, carrosséis, reels e etc. Aproveite essa oportunidade para aumentar suas chances de ser encontrado pelo público, explorando os formatos de conteúdo com os quais eles estão mais familiarizados e acostumados a consumir. Dessa forma, você amplia as possibilidades de alcançar e engajar uma audiência maior.
Algoritmo do Reels do Instagram
O recurso Reels do Instagram tem como objetivo proporcionar aos usuários a descoberta de novidades e entretenimento, destacando principalmente conteúdos de contas que não estão sendo seguidas pelo usuário.
Assim como no Explorar, a plataforma utiliza um processo semelhante para apresentar vídeos curtos que possam despertar o interesse do usuário, organizando-os com base em sua relevância e preferências.
Como os Reels são voltados para entretenimento, o Instagram realiza pesquisas e solicita feedback dos usuários para determinar a qualidade e o valor de um vídeo específico em termos de diversão. Essas informações são utilizadas para aprender e descobrir o que mais pode agradar as pessoas. Os sinais mais relevantes, em ordem de importância aproximada, são os seguintes:
- Atividade do usuário: análise das ações recentes do usuário, como curtidas, salvamentos, compartilhamentos e comentários em Reels, para compreender a relevância do conteúdo e a probabilidade de interação;
- Histórico de interação com o criador do vídeo: assim como no Explorar, mesmo que o usuário não conheça o criador do vídeo, se houve interações anteriores, isso indica uma intenção e interesse;
- Informações sobre o vídeo: sinais relacionados ao conteúdo do vídeo, como faixa de áudio ou recursos visuais, juntamente com sua popularidade;
- Informações sobre o criador do vídeo: sinais de popularidade, como número de seguidores ou nível de engajamento, para fornecer conteúdo atraente de uma ampla variedade de criadores e dar a todos a oportunidade de encontrar seu público.
Como fazer com que seu conteúdo apareça no Reels
O recurso Reels também é uma excelente oportunidade para conquistar novos seguidores e expandir sua audiência. Para aproveitar ao máximo essa ferramenta, considere as seguintes estratégias:
- Incentive a interação com o conteúdo
Uma das características principais do Reels é a capacidade de interagir com os usuários de várias maneiras criativas. Você pode responder aos comentários dos seus seguidores com novos reels, fazer duetos com outros criadores e muito mais.
- Convide os usuários a conhecer seu perfil
Ao compartilhar conteúdos relevantes por meio do Reels, é importante não esquecer de convidar os usuários a visitarem seu perfil e explorarem seus outros conteúdos. Essa estratégia ajuda a converter facilmente os usuários em seguidores fiéis da sua marca. Aproveite essa oportunidade para direcionar o tráfego para o seu perfil e aumentar o engajamento com seu público-alvo.
Muitas informações, né?
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