O fim do Google Analytics Universal

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No dia 1° de julho de 2023, o Google Analytics Universal deixou oficialmente de processar novos dados, fazendo com os usuários migrem de maneira obrigatória suas propriedades para o Google Analytics 4 (GA4).

Em resumo, um grande número de propriedades está sendo gradualmente desativado, desenvolvido na capacidade limitada de processar novos dados por parte de alguns usuários. Essa situação é evidenciada por uma mensagem exibida na tela inicial da ferramenta:

Tradução: “Essa propriedade está programada para parar de processar dados em breve. Uma vez que isso acontecer, você precisará de uma propriedade no Google Analytics 4 para mensurar a performance do seu site.” Fonte: Search Engine Land Blog

De acordo com o portal, o aviso começou a ser exibido aos usuários às 7 horas da manhã (horário local EST) do dia 1º de julho.

A transição obrigatória para o GA4 marca um momento histórico no campo digital, uma vez que o GA Universal era considerado a principal ferramenta de marketing digital utilizada pelos profissionais. Agora, não resta outra alternativa senão adotar o novo GA4 para acompanhar o desempenho das ações de tráfego pago e do site como um todo.

Conforme relato do portal, uma pesquisa realizada com 400 leitores revelou que a maioria dos usuários (50%) ainda está em processo de aprendizado sobre o uso do GA4, enquanto apenas 23% já estão utilizando completamente.

Próximos passos

Conforme divulgado pelo mecanismo de busca, o encerramento do GA Universal não é automatizado instantaneamente. As propriedades serão desativadas gradualmente nos próximos dias, e todas elas estão programadas para serem encerradas.

A fase final do GA Universal está marcada para julho de 2024, quando os dados históricos da ferramenta serão removidos. Por enquanto, o mecanismo de busca está seguindo os seguintes procedimentos:

Março de 2023: propriedades foram criadas automaticamente no GA4 para todos os profissionais de marketing que não desativaram a criação automática de propriedades no GA Universal. Essa ação impediu que muitos usuários fizessem uma migração personalizada de seus dados.

Julho de 2023: o GA Universal está gradualmente deixando de processar dados de todas as propriedades existentes, incluindo aqueles com o GA Universal 360. No entanto, os usuários ainda tiveram acesso aos dados processados ​​até 30 de junho de 2023.

Julho de 2024: os dados históricos da ferramenta serão excluídos e todos os usuários perderão o acesso à interface do Google Analytics Universal.

Dados históricos do Google Analytics Universal

De acordo com o anúncio feito pelo mecanismo de busca, os usuários terão acesso ao histórico de dados e relatório na interface do usuário, porém não poderão realizar edições ou adicionar novos dados. Além disso, nenhum dado será processado após a desativação da plataforma e os dados relacionados à lances, público-alvo ou conversão, não serão mais enviados para o Google Ads ou outras integrações.

Os usuários do Universal Analytics 360 terão a opção de criar propriedades padrão do Universal Analytics e atualizá-las para o 360, a fim de continuar o processamento de dados. No entanto, para evitar a perda de dados históricos, é altamente recomendável que os usuários exportem esses dados antes do acesso ser encerrado em 1º de julho de 2024.

Motivos para a mudança

Em razão das mudanças nas políticas de privacidade online, o Google fez um anúncio informando que o uso de cookies está se encaminhando para o fim, com previsão para 2023. Com isso, a empresa está em processo de reinvenção para oferecer alternativas que não se baseiam exclusivamente nesse recurso.

Google Analytics 4

Fonte: Blog Search Engine Land.

Lançado em outubro de 2020, o GA4, sucessor do Universal Analytics, é uma ferramenta desenvolvida com o objetivo de preservar a privacidade e fornecer uma experiência aprimorada aos usuários.

O GA4 não armazena endereços IP, é compatível com diversas plataformas e não depende de cookies, pois utiliza dados baseados em eventos para fornecer métricas com base nas ações do usuário.

Dessa forma, as empresas ainda terão acesso a dados essenciais para dar continuidade às suas ações, sem comprometer a privacidade dos usuários.

As mudanças estão a um pouco mais de um ano de distância, mas isso não significa que não seja necessário iniciar a preparação agora. O primeiro passo é configurar o GA4, pois quanto mais cedo ele começar a rastrear as métricas relevantes para sua empresa, mais histórico você terá quando o Universal Analytics deixar de funcionar.

Além disso, a interface do GA4 possui algumas diferenças em relação ao Universal Analytics com o que os profissionais de marketing estão acostumados. Portanto, quanto mais você conhecer a ferramenta, mais fácil será encontrar e utilizar as informações disponíveis de maneira rápida e precisa.

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